Blog do Pediatra

31/07/2013

Concurso Cultural

"Seu Bebê em Perguntas e Respostas"


Seu Bebê em Perguntas e Respostas - do nascimento aos 12 meses é um livro escrito pelo pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros. A obra esclarece diversas questões e reúne informações imprescindíveis para mães e pais de primeira viagem. Mas não se trata de um compêndio técnico sobre o "bebê-padrão", e sim de um livro que aborda casos específicos atendidos pelo autor ao longo de três décadas de pediatria. Dividido em meses, traz perguntas e respostas sobre desenvolvimento físico e psicológico, alimentação, sono, comportamento, estímulos e cuidados com o bebê.


De 1º a 31 de Agosto, o Blog do Pediatra UOL realizará o Concurso Cultural que premiará um leitor com um (1) exemplar do livro Seu Bebê em Perguntas e Respostas - do nascimento aos 12 meses, do pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros.

Veja como é fácil participar: 


Responda: Pra você, o que é cuidar do seu bebê?

 

A melhor frase será escolhida pelo pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros (leia aqui, no Blog do Pediatra, "Sobre o Autor"), autor do Blog do Pediatra UOL e do livro "Seu Bebê em Perguntas e Respostas - do Nascimento aos 12 meses". 

A frase deverá ser enviada para o e-mail: mbapediatria@baruco.com.br

Importante:


1) Ao enviar sua frase, não esqueça de informar seu e-mail de contato. Caso sua frase seja escolhida, entraremos em contato através dele. 


2) O envio do livro não acarretará ônus ao vencedor do Concurso Cultural, que receberá em casa o livro "Seu Bebê em Perguntas e Respostas - do nascimento aos 12 meses". 


3) O resultado deste Concurso Cultural será divulgado neste blog, bem como nas redes sociais da MBA Pediatria, a saber:

Facebook MBA Pediatria

 

Twitter @MBA_Pediatria 

 

4) O período deste Concurso Cultural será de 1º de Agosto de 2013 a 31 de Agosto de 2013.

 

Clique Aqui para ler o regulamento completo.

 

Por Dr. Sylvio Renan às 18h50

23/07/2013

Lancheira saudável é reflexo da alimentação da criança em casa

 

Muitos pais relatam dificuldade para fazerem seus filhos comer lanches saudáveis na escola, especialmente pela oferta de produtos calóricos ou nada indicados na lancheira do coleguinha do lado ou na lanchonete do estabelecimento. Diante disso, buscam dicas e receitas fazer para tornar mais atraente o lanche que preparam em casa.

Bom, antes de tudo, é importante explicar que metade do problema sobre o comer saudável fora se resolve se o comer saudável já acontece dentro de casa. Ou seja, se os pais têm por hábito uma alimentação regrada, equilibrada, com alimentos saudáveis em todas as refeições de sua casa, a criança naturalmente terá arraigado estes gostos e aceitará tanto uma lancheira mais saudável, quanto saberá selecionar os alimentos mais apropriados na lanchonete.

Ok, mas se os pais não praticam o exercício em casa, nunca é tarde para mudar, certo? E então como mudar o processo? A resposta: aos poucos.  A dieta para ser eficiente, seja para o adulto seja para a criança, não pode ser radical e sim contemplar fases de adaptação, ajuste. Ainda assim, deve partir de dentro de casa para se estender para a lancheira.

Uma criança ainda não adaptada ao saudável sentirá mais tentação com a bolacha recheada e o refrigerante do amiguinho ou da batatinha da cantina. Por isso, o início deve contemplar a inserção gradual de alimentos que possam ser divididos com outros até que eles sejam totalmente trocados. Outra saída, que não vejo mal em adotar, é estabelecer uma ‘folga’ à criança, estipulando um dia da semana em que ela teria a lancheira ou a cantina com alimentos que fogem daqueles considerados permitidos.

Outro ponto fundamental é mostrar para o filho que o lanche saudável não é chato e nem ruim, mas pelo contrário, pode ser muito divertido e gostoso, se feito com criatividade e dedicação.

Por último, reforço o que volta e meia cito aqui: criança vê, criança faz. Dê exemplos alimentares saudáveis e o seu filho seguirá seus passos em todas as situações.

Por Dr. Sylvio Renan às 15h58

Sobre o autor

Sylvio Renan de Barros

é médico, tendo
iniciado o curso

na Faculdade de Medicina de Botucatu e se formado em 1974 pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida o título pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Fez especialização prática pela General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla) e participa de diversos simpósios do setor. Atuou por quase 30 anos em Pronto Socorro Infantil. Atualmente se dedica a seu consultório e à literatura médica para leigos. Seu primeiro livro lançado chama-se "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses".

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação.

Livros indicados

"Seu Bebê - Em perguntas e respostas"
Obra que reúne informações imprescindíveis para mães e pais de primeira viagem. Mas não se trata de um compêndio técnico sobre o "bebê-padrão", e sim de um livro que aborda casos específicos atendidos pelo autor ao longo de três décadas de pediatria.


"Nefrologia para Pediatras"
Livro que tem suas origens no Setor de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, que se ampliou com a subseqüente formação de equipe de colaboradores nacionais, procedentes dos mais expressivos serviços de Pediatria do país, de notória e relevante contribuição para a Nefrologia Pediátrica.