Blog do Pediatra

17/01/2014

Volta às aulas, organização e a importância da rotina na vida das crianças

 

A Copa do Mundo de Futebol 2014, no Brasil, alterou o calendário das escolas e este ano a volta às aulas foi antecipada. Entre outros motivos, as mudanças foram realizadas para que todos possam apreciar o maior evento futebolístico mundial, desta vez no país do futebol. Com o novo calendário escolar, as famílias deverão refazer seus planejamentos diários para atender a essa nova dinâmica importante para 2014.

A palavra-chave então é organização. É preciso organizar-se com horários de cada atividade, como das refeições, aulas, atividades extracurriculares, momento das brincadeiras, e, claro, a hora do sono, que foi alterada nas férias - a criançada dormiu e acordou mais tarde, e isso contribuiu para a bagunça do reloginho biológico, incluindo-se aí também o horário de verão.

Crianças bem pequenas ainda não possuem recursos cognitivos que lhe deem, por exemplo, a noção de tempo. Por isso, vale introduzir uma rotina desde cedo que, além de ajudar no cumprimento de suas tarefas, vai contribuir e muito em sua vida adulta, já que precisará conciliar estudos, trabalho e vida pessoal.

Agora, dias antes do retorno à escola, deve ser antecipada a hora de ir para a cama, e também fazer com que o pequeno acorde mais cedo. Vale explicar que logo as aulas irão começar e, para isso, é preciso estar descansado e preparado para o reinício.

Uma dica divertida para fazer a criançada entender a importância do estabelecimento de horários para a realização de suas tarefas, e até ajudá-la a criar uma rotina para isso, é criar um quadro em conjunto, ilustrando e estabelecendo as horas certas para cada atividade. Importante também que os pais deixem este quadro em um lugar visível para criança, o que a ajudará a memorizar sua rotina.

Por fim, lembro que bom senso é fundamental. Criar uma rotina para a criança ajudará e muito em sua vida, mas não podemos esquecer que criança deve ser criança e em sua agenda deve ter momentos de lazer, diversão e brincadeiras.

Por Dr. Sylvio Renan às 10h28

Sobre o autor

Sylvio Renan de Barros

é médico, tendo
iniciado o curso

na Faculdade de Medicina de Botucatu e se formado em 1974 pela Faculdade de Medicina do ABC. Especializou-se em pediatria na Unifesp/EPM, obtendo em seguida o título pela Sociedade Brasileira de Pediatria. Fez especialização prática pela General Pediatric Service da University of California - Los Angeles (Ucla) e participa de diversos simpósios do setor. Atuou por quase 30 anos em Pronto Socorro Infantil. Atualmente se dedica a seu consultório e à literatura médica para leigos. Seu primeiro livro lançado chama-se "Seu bebê em perguntas e respostas - Do nascimento aos 12 meses".

Sobre o blog

O objetivo deste blog é fornecer informações básicas relacionadas à área da pediatria. São abordados, de forma didática, temas que permeiam o universo da saúde da criança, como primeiros cuidados, doenças mais comuns, vacinação e alimentação.

Livros indicados

"Seu Bebê - Em perguntas e respostas"
Obra que reúne informações imprescindíveis para mães e pais de primeira viagem. Mas não se trata de um compêndio técnico sobre o "bebê-padrão", e sim de um livro que aborda casos específicos atendidos pelo autor ao longo de três décadas de pediatria.


"Nefrologia para Pediatras"
Livro que tem suas origens no Setor de Nefrologia Pediátrica do Departamento de Pediatria da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP, que se ampliou com a subseqüente formação de equipe de colaboradores nacionais, procedentes dos mais expressivos serviços de Pediatria do país, de notória e relevante contribuição para a Nefrologia Pediátrica.